Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como agir quando próximo de um cão guia

Algumas pessoas dizem não saber como se portar ao encontrar uma pessoa com deficiência visual, quanto o animal (e seu dono, claro) entram em um recinto, em muitos lugares ainda barram o acesso dos dois. A situação para a pessoa com deficiência é muitodesagradável e a falta de informação é um dos grande aliados para que vários problemas apareçam.
Como agir com um cão Guia
O Blog Mimis e Totós trouxe, de uma forma bem divertida, intruções de como se comportar quando estiver próximo a um cego com cão-guia. As dicas são muito legais e mostram como é importante o seu comportamento na manutenção do treinamento do cachorro, assim como os direitos que o deficiente portador do cão tem.
A leitura é bem rápida e é divertida, pois são imagens. O nosso “interlocutor” é bem divertido e pode atrair a atenção da criançada, afinal de contas é importante para elas conhecerem também.
1. Estou a trabalho, não a passeio. Se me ignorar melhor pra mim e para meu dono.
2. Meu comportamento e trato são diferentes dos outros cães. Porisso respeite minha relação com meu dono.
3. Não me toque ou chame minha atenção, especialmente quando estiver com a guia.
4. Se estiver com algum cão tente controlá-lo para evitar acidentes, não posso falhar.
5. Nunca me ofereça alimentos.
6. Quando se dirigir a uma pessoa cega com cão guia: fale diretamente com ela e não comigo.
7. Se um cego com um cão guia lhe pedir ajuda, se aproxime pelo lado direito de modo que eu estarei do lado esquerdo.
8. Saiba que tenho horários e lugares pré determinados para minhas necessidades.
9. Estou habilitado a freqüentar qualquer lugar me acomodando aos pés do meu dono, não se preocupe comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário